Fases da Lua






As Fases da Lua
as fases da vida
Nova. Crescente. Cheia. Minguante.


         
A sucessão das Fases da Lua é o acontecimento celestial mais lindo e mágico que existe. A Lua é o único astro que mostra suas fases a olho nu. Desta forma ela dialoga com os avisados anunciando os momentos propícios para agir sintonizado ao ciclo da sua energia.


A maioria das pessoas conhece suas quatro fases principais: Cheia, Quarto-minguante (decrescente), Nova (Lua e o Sol em conjunção, não dá para ver a lua) e Quarto-crescente (crescente). Mas observações mais apuradas podem distinguir 8 fases. Ainda com mais requinte pode se chegar a 16 fases.



É uma bênção acompanhar o ciclo da Lua sincronizado ao ciclo dos processos da natureza e a vida animal, vegetal e humana. Experimente a delicia de acompanhar as fases da Lua e aprenda a identificar o reflexo na sua vida e na Natureza. No início, apenas a observe, acompanhe a evolução de suas fases no dia a dia. Observe paralelamente o astral da sua vida e do ambiente. Assim, poderá ir fazendo associações e percebendo as sincronias. 

Neste artigo encontrará um método de observação das fases da Lua e informações da sua importância na Astrologia Ocidental.

A Lua, Rainha do Céu é a Rainha da Astrologia e da Astronomia, namorada e mãe de todos.

Para a Astrologia em particular, ela é muito importante por representar o feminino (junto a Vênus e Netuno), a sensibilidade e as funções de afeto, cuidado, nutrição, convivência e imaginação.

Cada fase da Lua tem significado próprio, atributos e características cujo conhecimento facilita conscientizar a relação com ela.







Detalhando fisicamente as fases da Lua

Nova

A Lua está na fase Nova, quando vista desde a Terra está na mesma posição que o Sol (longitude equatorial ou zodiacal. A declinação pode ser diferente)
Quando a Lua é nova dizemos que ela está em conjunção com o Sol. Nessa ocasião os raios solares atingem a Lua "por trás" e, na Terra, nada vemos (exceto quanto acontece o eclipse solar).

Na fase lua nova, a Lua nasce e se põe junto ao Sol. Por isso se diz que é o momento do acasalamento entre eles.


Na imagem Lua Nova com eclipse solar

No caso do de o Sol e a Lua estarem na mesma declinação e longitude acontece o alinhamento perfeito: o eclipse solar.



Crescente
 
Cerca de sete dias e meio depois da Lua Nova, a Lua desloca-se 90° em relação ao Sol (direção Leste) entrando em quadratura (ângulo de 90 graus, vórtice na Terra), primeiro quarto de ciclo. É a fase quarto-crescente.

A Lua nasce (leste) ao meio-dia e se põe (oeste) à meia-noite. Seu aspecto é o de um semicírculo com a boca voltada para o Leste, assim, visto do hemisfério Sul, sua aparência lembra a letra "C", de crescente, fato que acaba facilitando a memorização.

Assim, na fase crescente a Lua nasce ao ½ dia e e vista acima do horizonte até ½ noite quando se põe na direção oeste. 


Lua Cheia

                               Na figura a Lua cheia com eclipse lunar

Passados 14 dias da lua nova, dizemos que a Lua está em oposição ao Sol em relação à Terra ( a Lua, a Terra e o Sol estão alinhados).

Assim toda a fase da Lua é iluminada pelo Sol (exceto no eclipse lunar) e a Lua adota a forma de um disco prateado, refletindo para a Terra cerca de 7% da luz que recebe do Sol.

Nasce no Oriente por volta das dezoito horas e se põe em torno das seis da manhã. No caso do Sol e a Lua estarem na mesma declinação acontece o eclipse lunar.

Assim a Lua poderá ser vista desde seu nascimento, em torno das 18:00h, até seu poente, em torno das 06:00h.


Detalhe legal de observar:

Dois dias antes da Lua chegar a sua fase cheia, é possível ver a lua nascendo quando o Sol está por se pondoOs dois luminares acima do horizonte, a lua nascendo no leste e o Sol se pondo no oeste. Faça questão de um dia estar num lugar que dê para observar o leste e o oeste dois dias antes da lua cheia.

Assim como até dois dias depois, é possível ver o Sol nascer com a Lua se pondo no Oeste. Vale a pena verificar. Planifique-se para observar este momento especial do ciclo Sol-Lua.



Minguante
 
Uma nova quadratura surge quando a diferença angular é de 270°. Nesse dia, para o hemisfério Sul o aspecto da Lua é de um semicírculo voltado para o Oeste (a letra C ao contrário, ou invertida ou a letra D).

A Lua minguante nasce à meia-noite e se põe ao meio-dia.

O quarto-minguante é também conhecido como quarto-decrescente e visto do hemisfério Sul a Lua realmente lembra a letra "D", de decrescente. ( ou C invertido)

Assim, é possível observar a Lua desde ½ meia-noite até o amanhecer do Sol na direção Leste e durante a manhã, enquanto o Sol o permitir, caminhando para a direção Oeste do Céu.


A Lua apresenta sempre a mesma cara, face ou lado

Outra característica fascinante da Lua é que a sua rotação e translação são sincronizadas, de tal maneira que sempre apresenta a mesma face para um observador na Terra independentemente da fase em que se encontre.


As Fases da Lua na Astrologia
Como usufruir a força das Fases da Lua?
Como nos comportar nas Fases da Lua?

Lua nova

Corresponde ao momento em que o Sol, a Lua e a Terra estão alinhados. Visto da Terra, o Sol e a Lua estão na mesma direção e por tanto na mesma posição zodiacal (longitude). Quando o alinhamento coincide, tanto em longitude como em declinação, acontece o Eclipse do Sol.

A Lua Nova representa a passagem do fim de um ciclo para o começo de outro. Nela se gera um novo ciclo,  é um momento especial de criação, introspecção, discrição e meditação.

Está é a Lua dos Mistérios, da Morte e do renascimento, do oculto, das finalizações e dos inícios.

É do conhecimento popular, que os dias de Lua Nova são muito intensos emocionalmente, as pessoas acostumam a ficar mais recolhidas e introspectivas.

Cada Lua Nova é uma morte e um renascimento, uma oportunidade de rever as coisas.

A Lua e o Sol em conjunção acentuam a atração gravitacional sobre a Terra, formando Marés Altas conhecidas por Marés de Água Viva.

É bom ressaltar que é muito diferente o momento antes da Lua Nova, que representa fim de ciclo, e o momento posterior a Lua Nova que representa início de ciclo.
           
Ritualística:

Três dias antes da LN (finalizar) adequada para:
  • Rituais de finalização e de passagem, para percebermos e encaminhar o que está morrendo ou se transmutando;
  • Retiros, recolhimentos; balanços. Assim como para formular os objetivos e propósitos de um novo ciclo ou processo;
  • Cortar o Cabelo, com interesse em que cresça mais rápido (a força está na raiz);
  • Inaugurar instituição que trabalhe processos em finalização;
  • Iniciar ação ou negócio que deverá ser mantido em segredo. No caso de se exigir muita proteção realizar nas oito horas antes;
  • Finalizar de processos demorados; 

Cinco dias posteriores da LN (gerar), adequada para:
  • Investigação e tudo que exija concentração;
  • Iniciar romances, iniciar cursos, iniciar pesquisas;
  • Investimentos, abrir poupança;
  • Iniciar construções, empreendimentos;
  • Mudar a rotina e o visual;
  • Engravidar;
  • Criação artística, produção;
  • Tudo que seja novidade e que queira que dure muito tempo;    
  • Iniciar parcerias e romances para que sempre se mantenham vitalizados;      
  • Rituais de renascimento e inicialização; 
  • Realizar atividade mental e de organização; 
  • Momento de fecundação, busca de novos caminhos; 
  • Inaugurar uma instituição que trabalhe com inícios; 
  • Tratando-se de regimes alimentares, é muito conhecido a Dieta de líquidos da Lua Nova, que desintoxica e emagrece, naturalmente.

Lua crescente

Corresponde ao momento, em que a Lua forma um ângulo de 90 graus em relação ao Sol, vista desde a Terra.

Por volta do sétimo dia (Lua Crescente) da LN, ela está nascendo no Oriente, quando o Sol está no meio do Céu. Está no meio do Céu, quando o Sol está declinando no ocidente. Se pondo, quando o Sol está no fundo do Céu (meia-noite).  Por tanto aparece na tarde e se põe à noite.

Ao Sol e a Lua estarem em quadratura, diminuem os efeitos conjuntos de gravitação provocando as Mares Baixas ou Marés de Água Morta.

A Lua Crescente é o momento de tensão, propício para o amadurecimento das idéias, dos sentimentos e das atitudes. Hora de colocar os projetos em prática.

Aparece no Céu ao médio dia e desaparece a media noite. É a Lua que é vista a tarde, no Hemisfério Sul em forma de “C”.

Ritualística da lua crescente, adequada para:
  • Assinatura de contratos e parcerias;
  • Viagens e contatos em geral;
  • Engordar. Não iniciar dietas;
  • Apresentações em público;
  • Cortar cabelo (se o objetivo é fazer com que ele cresça rapidamente);
  • Atividades físicas intensas;
  • Lançamento de produtos,
  • Largar vícios;
  • Bom também para encerrar relações de qualquer natureza, favorecendo a transparência;
  • Inaugurar o que se deseje que aumente, se desenvolva e se expanda, com rapidez e consistência;
  • Nada fica escondido na Lua Crescente, por isso é muito bom para esclarecer coisas e iniciar novas empresas ou negócios;
  • Rituais de esclarecimento;
  • Evitar operações cirúrgicas, postergar para após da Lua cheia, para evitar hemorragias;
  • Da Lua Crescente à Cheia são sete dias ótimos para tudo o que tenha a ver com compreensão; amadurecimento, prosperidade, alegria e social;

Lua cheia

Corresponde ao momento, em que a Lua está alinhada com o Sol, em oposição, vista desde a Terra, de cara totalmente iluminada. Quando está alinhada em declinação acontece o Eclipse da Lua pela Terra.

Um dia antes da Lua Cheia, ao entardecer ou um dia depois ao amanhecer é possível ver os dois luminares no Céu. 

Esta é a fase da Lua mais celebrada e ritualizada em todas as culturas desde a Antiguidade até os nossos dias.

A maioria das tribos americanas pratica seu xamanismo feminino mais secreto durante a Lua Cheia. As mulheres saem em grupos, caminhando por lugares sagrados da natureza, cantando e realizando rituais...

No ocidente as comunidades e grupos religiosos aquarianos, se reúnem em torno de uma fogueira, dançam e cantam em celebração a Vida, a Natureza e aos princípios da sua visão de mundo.

Em São Paulo existe um grupo do Santo Daime, chamado de “Lua Cheia” que faz um dos mais conhecidos e belos rituais de celebração da Lua Cheia, já faz 15 anos.

No ocidente é amplamente conhecida a lenda do Homem que vira Lobo, durante a Lua Cheia. A influência da Lua Cheia no psiquismo humano é tão conhecida que em muitos países tem-se em consideração como atenuante nos julgamentos, se as infrações foram cometidas na Lua Cheia. São conhecidos os resultados de pesquisas de delitos, especialmente nos Estados Unidos, e qualquer delegado de polícia pode corroborar com sua experiência, que o número de acidentes, atos de violência, delitos sexuais, e crimes aumentam nos períodos de Lua Cheia.

Os sensitivos, e as pessoas com distúrbios psíquicos ficam mobilizados fortemente pela Lua Cheia.

A excitação que provoca a Lua Cheia é saudada e celebrada pelos boêmios, adoradores do prazer e das celebrações telúricas ou dionisíacas. Muitos a consideram romântica, afrodisíaca, inspiradora. Muitos criadores a consideram a melhor lua para praticarem as suas artes.

Na Lua Cheia, a oposição com o Sol, faz que se juntem as forças gravitacionais provocando como a Lua Nova as chamadas Marés de Água Vivas.

A Lua Cheia aparece com a queda do Sol, e se mantém no Céu até o nascimento do Sol. Por tanto é vista durante toda a noite e a madrugada.

Os três dias antes e depois da LUA CHEIA são adequados para:
  • Ações rápidas e grandiosas, principalmente se deseja popularidade e divulgação;
  • Nesta época, os ânimos estão mais exaltados, por isso é mais fácil identificar problemas e obstáculos. As coisas ficam às claras;
  • Mudar de residência, escritório;
  • Iniciar viagem nesta Lua promete sucesso;
  • Negócios imobiliários também devem ser realizados nesta fase;
  • Quando quisermos que algo, trabalho, ato ou “comentário”, seja rapidamente conhecido ou divulgado, comentado e muito falado, deve-se empreendê-lo 8 horas antes da entrada da Cheia, preferivelmente quando a lua estiver no Meio do Céu;
  • Inauguração de Instituição que trabalhe com assuntos envolvendo o público, tipo teatros, casas de festas, restaurantes, etc.;
  • Não é conveniente realizar operações cirúrgicas;
  • Ideal para festas e celebrações. Nunca passe uma Lua Cheia entre pessoas com as quais não se dê bem;
  • Rituais de magia e ocultismo de consagração e agradecimento                      
Lua decrescente ou minguante

A lua Decrescente aparece à meia noite e se põe ao médio dia, com o Sol no meio do Céu. É vista de madrugada e de manhã. É a lua vista nas madrugadas ou durante o dia, em forma de “D”, no hemisfério Sul.

Os três dias antes e depois da LUA MINGUANTE são adequados para:
  • Encerrar atividade e planejar novas ações;
  • É período de introspecção, próprio para pesquisas, análises e planejamento;
  • Se você deseja que algo fique oculto, sem que ninguém saiba, faça na Lua Minguante, pois os segredos são guardados;
  • Limpeza, descarrego. Se você quiser fazer uma limpeza geral, esta também é a época, pois não sobra nada;
  • Cortar o cabelo para que cresça mais forte;
  • Resolução de situações mal resolvidas;
  • Ideal para operações cirúrgicas. Só evitar se possível Lua em Escorpião ou Capricórnio e a lua no signo solar do paciente.

As Fases da Lua e as plantas

Lua Nova

No próprio dia e hora da lua nova é melhor não mexer com plantas. No mínimo três horas antes ou depois da lua nova exata.

Corte de madeira. 

Toda madeira ou bambu quando cortado entre três ou dois dias antes da Lua Nova, presta-se mais para trabalhos de marcenaria e carpintaria, pois é mais durável. Se possível evitar quando a Lua estiver em signo de água, especialmente Escorpião. Podas gerais –observe o momento do ciclo da arvore, o ideal é depois da arvore terminar sua fase de frutificar.
Semeadura / plantio - tudo o que cresce acima da terra, nos primeiros três dias após a Lua Nova, o que cresce abaixo da terra, durante os três dias antes da Lua Nova.

Para colhermos flores belas e viçosas, suas sementes ou mudas devem ser plantadas entre a Lua Nova e a Quarto Crescente, de preferência quando estiver no signo de Gêmeos, Libra ou Aquário. 

No caso de eclipse solar não mexer com plantas. Não plantar.

Lua Crescente

A seiva começa a subir para as folhas. Luminosidade em crescendo.


  • Colheita de folhas (medicinais) e, pouco antes da lua cheia, colheita de cereais.
  • O plantio para obter sementes de frutas, de flores e de folhas é favorável durante a fase crescente, até o terceiro dia antes da Cheia;
  • A colheita de plantas medicinais deve ser efetuada quando as hastes estiverem cheias de seiva, isto é, na Lua Crescente perto da Cheia, de preferência logo que o Sol nascer até umas 8:00h. Para potencializar o poder de cura pegue quando a lua está no signo do órgão que se deseja curar.
  • Boa para transplantes ou traslado de plantas, ideal durante os três dias antes da lua cheia.

Lua Cheia

Seiva no topo da planta. Maior luminosidade lunar. Em torno de três horas do plenilunio exato não mexer com plantas.
  • Deve-se evitar mexer muito nas plantas, limitando-se a retirar folhas e galhos secos.
  • A colheita de plantas curativas deve ser efetuada quando as hastes estiverem cheias de seiva, isto é, na Lua Crescente perto da Cheia, de preferência logo que o Sol nascer até umas 08h.
  • Três dias antes e três depois é o período mais favorável pra colher frutas no ponto.
  • Não mexer na terra ou com plantas durante dia de eclipse lunar.

Lua Minguante

A seiva em descida para as raízes. Luminosidade em descida.
  • Ideal para plantio/semeadura de tudo o que cresce abaixo da terra.
  • Plantio de raízes comestíveis.
  • Durante os três dias antes da lua nova, ideal para colheita de sementes.
  • Boa também para adubações, limpeza de mato e mexer na terra.
  • Podas/corte de árvores e bambus, especialmente três dias antes da Lua Nova. Toda madeira ou bambu quando cortado entre três ou dois dias antes da Lua Nova, presta-se mais para trabalhos de marcenaria e carpintaria, pois é mais durável. Se possível evitar quando a Lua estiver em signo de água, especialmente Escorpião. Podas gerais - observe o momento do ciclo da arvore, o ideal é depois da arvore terminar sua fase de frutificar, quando as folhas começam a cair.

Entendendo as Fases da Lua no plano físico

O primeiro efeito físico que sobressai é seu brilho (reflexão da luz do Sol). A cada dia muda a quantidade de luz do Sol que a Lua reflete (projeta) para um observador na Terra. O ciclo é periódico e regular. Inúmeros processos cíclicos são desencadeados e alimentados na Terra por esta evolução paulatina e cíclica da luz refletida do Sol pela Lua.

segundo efeito físico mais conhecido do ciclo das fases é provocado pela evolução da gravitação conjunta da Lua e do Sol, que se expressa em vários fenômenos na Terra, tais como as marés do mar e das emoções.

A cada dia o Sol ilumina a Lua sob um ângulo diferente, à medida que ela se desloca em torno da Terra dando origem as fases da Lua.  


Revolução ou ciclo sinódico

O período de tempo entre duas mesmas fases da Lua denomina-se mês sinódico, tem uma duração de 29 dias, 14 horas e 44 minutos.

A cada dia, após a Lua Nova, a Lua vai se distanciando do Sol, numa média de 13 a 15 graus por dia na direção Leste, que é a direção em que se sucedem os Signos do Zodíaco (direção horária -desde o H Sul). Assim a Lua, em média, permanece num signo (30 graus) 2 dias.


Origem da semana

Observe que 29 (duração aproximada do ciclo completo de uma fase) dividido por 4 (fases), têm por número inteiro 7. Os antigos mesopotâmicos fizeram este cálculo para criar a semana de 7 dias.


Origem dos números de meses do ano

Observe que 365,5 (número de dias do ano, ciclo completo do Sol) dividido por 29 (duração aproximada do ciclo completo de uma fase), têm por número inteiro 12, o que deu origem aos doze meses do ano.


O período entre duas luas Novas é chamado de Lunação.


Revolução ou ciclo Sideral da Lua

O ciclo sideral da Lua é referenciado as estrelas, ele corresponde as duas passagens seguidas por uma mesma estrela (posição sideral), vista desde a Terra. Esta é a medida que se utiliza para calcular a idade lunar de uma pessoa: 27 dias, 7 horas e 43 minutos = 27,3 dias.

Por exemplo, uma pessoa que nasceu em 25/08/1956 esta fazendo em 2014 58 anos solares e 775 anos lunares:

2014   -> 58 anos => 365 (dias do ano) x 58 (idade solar)= 21170 dias de nascido => 20590/27,3= 775 anos de Lua

Assim para calcular o número de anos lunares que uma pessoa tem, basta dividir o números de dias da sua vida ate o momento do cálculo e dividi-lo por 27,3 dias.

Todo mês quando a Lua está na mesma posição da lua natal se faz aniversário de lua.

Observe que não é o mesmo o número de dias que a Lua leva para repetir uma mesma fase (por exemplo, de lua cheia para lua cheia: 29 dias) ao número de dias que leva para repetir a mesma posição sideral (27,3 dias). Isto é devido a que no ciclo completo das fases, inclui-se o Sol, que na evolução das fases também se desloca, justificando que a Lua leve dois dias a mais para alcançá-lo.


Observando as formas das fases da Lua do hemisfério norte e do hemisfério sul

As fases lunares acontecem igualmente para todos os lugares da Terra. Quer dizer que quando é Lua Cheia num local, será Lua Cheia para todos os locais da Terra, nesse mesmo instante.

O único que muda, é a imagem vista segundo o hemisfério onde se encontre. 
No hemisfério Norte o aspecto da Lua é invertido em relação ao visto por um observador no hemisfério Sul. Isto é mais relevante quando a lua está ou no quarto crescente ou minguante.

No hemisfério Sul quando a Lua está crescente tem a forma de uma letra “C” e quando está decrescente a forma de um "D".

No hemisfério norte é o contrário. Para visualizar isto é só escrever uma “C” em uma folha e observar de cabeça para baixo ou o que é mais simples inverter a folha (giro de 180 graus).

As oito fases da Lua

O ciclo da Lua também pode ser dividido em 8 fases. Uma fase é uma etapa distintiva do ciclo. A função de cada etapa num ciclo é apoiar a próxima e continuamente assim até o fim, para que o ciclo possa acontecer.
O tipo de energia que funciona nas fases alterna-se entre Ativa e Receptiva. Como é um sistema, nenhuma das fases funciona por si só. Junto com o que vem antes e o que virá depois, cada fase tem também uma fase de ligação ou transição.
As fases Ativas são diretas. Fazem-se escolhas e dirigem-se ao mundo exterior. São fases formativas que definem os impulsos do ciclo.
As fases Receptivas são complexas. Junta-se a informação quer das conseqüências da atividade anterior, como a antecipação da atividade futura. São fases mutáveis, onde as mudanças ocorrem internamente e planificam-se ações de ajuste.

FASE 1 – NOVA (DE 0º A 45º)

O início do ciclo corresponde à fase Nova. Ela é Ativa e Espontânea. Incita a descoberta de si próprio, de começos e intenções. Envolve o corpo emocional: Paixão, desejo e excitação. O germe do ciclo inicia seu desenvolvimento. A inocência dá-lhe uma qualidade de pioneira.
A energia desta fase relaciona-se com a visão, interior e exterior. Como não se pode ver todo o panorama, é um momento de vulnerabilidade e dúvida. É necessária uma ação visionária. A função desta fase é dar conta da intenção.
Durante esta fase Nova formule a sua intenção e seus propósitos, foque-os e desenhe as estrategias e projetos de realização. A pergunta é: Que desejo? É importante que estabeleça qual é a sua meta, e a maneira de realiza-la e torne-a emocionalmente satisfatória. Deve criar uma representação visual dela, a qual possa olhar durante todo o ciclo.

FASE 2 – CRESCENTE (DE 45º A 90º)

A fase Crescente é Receptiva e Deliberativa. Tem a ver com o desenvolver de recursos para proteger e sustentar a visão da Nova. Nesta etapa é tomado o compromisso de responsabilizar-se para atingir a meta desejada.
A energia desta fase é estimulada pelo instinto e pelos sentidos do paladar, do olfato e do tato.
Durante a fase Crescente abra-se à informação e conclua o que será necessário para concretizar a sua visão. Reveja o plano geral e adequá-lo a realidade.
Pergunte-se: Como posso garantir que a sobrevivência e a realização da minha visão? Deixe-se guiar pelos seus instintos. Reveja os seus recursos.

FASE 3 - PRIMEIRO QUARTO (DE 90º A 135º)

O Primeiro Quarto é Ativo e Impetuoso. Tem a ver com o separar-se e procurar a individualidade.
Existe freqüentemente uma sensação de não ser compreendido. É importante ir mais além da necessidade de aprovação dos outros. A função desta fase é a de criar uma base segura e definir a individualidade do gerado.

FASE 4 – CORCUNDA (DE 135º A 180º)

A fase Corcunda é de Receptividade e Discernimento. Tem a ver com o desenvolvimento de ferramentas e técnicas que sirvam a visão original. Está ligada diretamente com a fase Nova, e uma vez mais se relaciona com o corpo emocional.
Durante a fase Corcunda filtre e analise toda a informação que tinha obtido em resultado das suas ações anteriores. Pergunte-se: Como posso afinar os meus objetivos? Que detalhe deixei passar? Reveja a sua perspectiva original, reforçando as suas intenções. Confie no processo. Esta chegando ao clímax.

FASE 5 – CHEIA (DE 180º A 225º)

A fase Cheia é Ativa e Integradora. Tem a ver com a tomada de consciência, a cooperação e o partilhar.
O ciclo chegou ao seu ápice. O gerado alcançou a sua maturidade máxima. É o momento de celebração, de compartilhar, de colocar na roda.

FASE 6 – DISSEMINADORA (225º A 270º)

A fase disseminadora é Receptiva e Demonstrativa. Tem a ver com a comunicação, o partilhar de recursos e estar aberto à transformação. Nesta etapa os sentimentos necessitam de ser partilhados com os outros.
A função desta fase é a de ganhar perspectiva. Durante esta fase Disseminadora partilha-se a visão com o maior número possível de pessoas. As perguntas a fazer são: Como podem as minhas metas contribuir para o bem-estar?

FASE 7 - ÚLTIMO QUARTO (270º A 315º)

A fase do Último Quarto é Ativa e Responsável. Relaciona-se com reorientação, transição e finalização.
Nesta fase a ação pode ser tanto de correção, como o empurrão final necessário para que tudo termine com êxito.
As ações requerem mudança, que tanto pode ser conservadora, como inventiva e existe algum risco quando se muda a estrutura sobre o que foi construído. A função desta fase é de manifestação.
Durante esta fase são reconhecidos os frutos e deve aceitar-se as responsabilidades das suas ações. A pergunta é: Daqui para onde vou?

FASE 8 - BALSÂMICA (315º A 360º)

A fase Balsâmica é Receptiva e Libertadora. Tem a ver com o abandonar do passado e levar os sentimentos e atenção para o futuro. Enquanto que na fase Cheia há uma tomada de consciência do que se é, na Balsâmica tem a ver com o que se foi e o que se será.
A resistência para não concluir pode produzir confusão em relação ao que ameaça terminar e levar a um próximo ciclo. Deve conseguir libertar-se do passado, para começar um novo ciclo com consciência e clareza. A função desta fase é apagar ciclos passados para preparar o novo ciclo.
Pergunte-se: O que é necessário para processar o fim de ciclo? e O que tenho que abandonar e o que tenho que manter para levar para o próximo ciclo?



Nenhum comentário:

Postar um comentário